terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

HOMENAGEM A GOIANIA


Goiânia foi fundada no dia 24 de outubro de 1933 por Pedro Ludovico Teixeira. As minhas considerações são dirigidas a todos os moradores que optaram em escolher Goiânia como opção de moradia. Também parabenizar os administradores, que com suas sensibilidades fizeram de Goiânia uma das Cidades com melhor qualidade de vida. Goiânia hoje se veste pela própria natureza, suas praças, seus bosques suas avenidas arborizadas deram um visual com traje de gala! Seu fundador Pedro Ludovico Teixeira jamais imaginou que Goiânia com tão pouco tempo passasse a ser uma das capitais mais aconchegante do Brasil.

Goiânia é um município Brasileiro e Capital do Estado de Goiás, é a segunda Cidade mais populosa do Centro Oeste do Brasil, sendo superada apenas por Brasília Capital Federal. É a sexta maior Cidade do Brasil em tamanho, com 256.8 mil quilômetros quadrados de área urbana. Localiza-se no planalto central, a 48 quilometro de Anápolis e 209 quilômetros a sudoeste de Brasília. Goiânia possui 1.301.892 habitantes de acordo com o censo de 2010 do IBGE, sendo o décimo segundo município mais populoso do Brasil. Goiânia tem a maior área verde por habitante do Brasil, perdendo apenas para Edmonton no Canadá.
Algumas curiosidades:
O primeiro registro de nascimento;
Goiani Segismundo Roriz,
Nasceu no dia 5 de abril de 1935, mas seu nascimento só foi registrado em cartório somente em10 de janeiro de 1936.
Este é o considerado primeiro nascimento registrado na Capital.
Primeiro registro de casamento:
O casal Olavo Augusto de Santana e Ana Vitalina de Araujo foi o primeiro a se casar em cartório na Cidade de Goiânia.
A cerimônia ocorreu no dia 23 de janeiro de 1936.
Ele era pedreiro e ela, domestica.
O primeiro registro de óbito:
O falecimento de Jorge de oliveira, ocorrido no dia 09 de março de 1936, foi o primeiro a ser registrado em Goiânia.
Jorge tinha 22 anos e era do município de Anápolis.
Primeiro clube esportivo:
A união Americana esporte clube, fundado em 28 de abril de 1936. O primeiro jogo internacional foi realizado em Goiânia no dia 12 de junho de 1936, entre a união americana de Goiânia e o botafogo S, C de Anápolis.
Goiânia é a primeira Cidade com maior número de carros por habitantes do Brasil. Cerca de Um carro por cada 1.6 habitante.
Também tem a segunda maior frota de motos do país, só perde para são Paulo. Goiânia também tem a maior quantidade de praças arborizadas do Brasil.
Goiânia tem a maior Avenida do Brasil: Avenida Anhanguera que tem 13 kl e corta toda Cidade no sentido leste-oeste, com cinco estações que interligam todo transporte coletivo aos seus bairros.

ES uma belíssima princesa
Uma encantada Cidade
Como sempre recebendo
Com amor e lealdade
Com carinho e com festejo
Nosso humilde Sertanejo
Com muita dignidade.

Vejo-te já sufocada
Como abelha italiana
Diante de uma fumaça
Quando queima a ritirana
Mesmo assim não desanima
Tu és um mundo de rima
Com vasta expressão humana.

Uma homenagem do poeta: Jose de arimateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário