quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


"A MORTE DO CHICO MENDES"

Francisco Alves Mendes Filho, o “Chico Mendes”
Nasceu no Seringal Porto Rico no Acre. Aos 15 de Dezembro de 1944, e foi assassinado aos 22 de Dezembro de 1988.
Chico Mendes foi imortalizado como, o ícone da preservação da Floresta Amazônia. Mais de duas décadas já se passaram mais as lembranças, e as suas idéias ainda influenciam não só o povo Brasileiro, mas a uma grande parte do mundo.
Chico Mendes nasceu para defender as causas ambientais.
Tornou-se o maior defensor ambiental do mundo.
Sua luta constante em defender os seringueiros e a própria Amazônia, provocou os gananciosos destruidores da natureza.
Constantemente recebia ameaças de morte, mas ele continuava fazendo seu papel de um pastor que dar a vida por suas ovelhas.
Foi quando a ganância do fazendeiro Darli Alves e de seu filho Darcy falou mais alto. Fizeram uma emboscada para tirar a vida daquele pastor que cuidava de seu rebanho.
A morte do Chico Mendes potencializou o símbolo amazônico. Hoje Xapuri é o umbigo do mundo. A morte de Chico Mendes chamou a atenção do mundo para experiência dos povos da floresta Amazônia. Sua morte mostrou ao mundo o quanto esse tesouro humano está ameaçado. O quanto é perigoso interromper os que se acham dono da floresta Amazônia.
Agora passamos a crer que a derrubada de uma arvore na amazônica, faz mais barulho do que milhares que nascem!
O que mais envergonha ao povo Brasileiro, é que a justiça do Brasil concedeu o direito de prisão domiciliar para Daryl Alves e seu filho Darcy. Os mesmos que ceifaram a vida do maior defensor do pulmão da terra, a floresta amazônica.
Um reconhecimento do poeta: Jose de arimateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário